Local


Mapa de localizaçãoA área escolhida pelos idealizadores do projeto se encontra localizada no município de Igarassu, a 40 km do Recife. O local atende a requisitos práticos e simbólicos, como região montanhosa e de vegetação natural; paisagem atraente; facilidade de acesso e disponibilidade de infraestrutura; terreno extenso, com possibilidade de expansão da área construída e estacionamento; existência de um núcleo populacional nas proximidades em condições de se integrar ao projeto; além de ser um sítio naturalmente silencioso e livre de poluição.

O Parque das Religiões nasce em perfeita sintonia com o conceito de desenvolvimento sustentável, abrangendo plenamente os três pontos necessários ao crescimento integral de uma região, ou seja, as dimensões ambiental, econômica e sociocultural.

Terreno de implantaçãoObservando a questão do meio ambiente, o Parque das Religiões vai propiciar o resgate de um local naturalmente belo, mas hoje descuidado, em que pese estar integrado a uma área de preservação ambiental. Nessa linha, o Parque vai não só normalmente obedecer à legislação, mas vai se exceder no cuidado com o seu espaço próprio e fará o máximo que puder para difundir esse cuidado no seu entorno.


Tripé do desenvolvimento sustentávelQuanto às dimensões social e econômica, o Parque das Religiões fará intervenções integradas
, até para a sua própria sobrevivência. Hoje se verifica que o Distrito de Nova Cruz é um dos mais carentes do município de Igarassu, necessitando muito do desenvolvimento de ações que gerem emprego e renda e de melhorias no atendimento à saúde, à educação e à segurança. Atento a esse contexto, o Parque das Religiões vai desenvolver-se plenamente integrado à comunidade de Nova Cruz e redondezas, implantando um empreendimento que, para o seu sucesso, dependerá de melhorias no nível de vida dos habitantes locais, ao mesmo tempo que propiciará novas oportunidades de emprego e renda, como na produção de suvenires, no comércio, nas artes, nos restaurantes e no transporte dos visitantes em pequenas embarcações através do Canal de Nova Cruz e do Rio Timbó.